segunda-feira, 19 de março de 2012

Conociendo El Caminito - La Boca!!

Um dos lugares mais interessantes e pitoresco que conheci em Buenos Aires na Argentina, belíssimo, cheio de vida e de mistério! Confesso também que era o lugar que eu estava mais ansiosa e curiosa em conhecer, já que é muito comentado e visitado por turistas. El Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, de grande valor cultural e turístico, localizado no bairro de La Boca. O lugar adquiriu significado cultural por ter inspirado a música do famoso tango Caminito (1926), composta por Juan de Dios Filiberto. Ruas estreitas, casebres coloridos, tango e futebol por todos os lados! Esse é o Caminito. Mas tudo isso em meio a um bairro muito perigoso e não recomendado a turistas. Como curiosa que sou, andei por algumas quadras adjacentes, longe daquele tumulto turístico. Mas nessas ruas encontrei um estranho silêncio e olhares ameaçadores de alguns argentinos, vi também crianças tristes e quase pedindo socorro. Não fiquei muito tempo por lá e nem tirei foto, tentei não parecer muito turista para preservar minha integridade física. Além disso fui informada que a partir das 18h ocorre o “toque de recolher” no bairro e todos os comércios fecham. Turistas? Não são bem vindos à noite. Mas nesse mesmo bairro encontrei tango, artesanato, arte e futebol! E durante o dia os turistas são mais que bem-vindos, são necessários! O Caminito é realmente indescritível, por onde se olha se vê cores, musica e alegria! Abaixo segue as fotos desse lugar maravilhoso e que somente quem visita entende a alma argentina presente nesse lugar!!!!







Eu volto a falar de futebol, mas deixo já registrado que foi no Caminito que eu mais conversei sobre o assunto e fiquei muito orgulhosa do meu Internacional, reconhecido e respeitado na Argentina! Ah, gostaria muito de falar também de La Bombonera, mas não será possível. Tentei visitar três vezes o local e não consegui, então falarei somente da Concha de River Plate, lugar lindo!

HISTÓRIA: Na área onde hoje está Caminito, em 1898 passou a linha do trem. Em 1928, a ferrovia fechou, e no terreno foi abandonado. Em 1950 um grupo de moradores, entre os quais estava o famoso pintor Boca Quinquela, decidiu restaurar o terreno. O pintor batizou a rua como “Caminito” pelo título do popular tango de 1926, de Peñalosa e Filiberto. Ao passeio foram somando-se as doações de diferentes artistas. Em 1959, Caminito foi transformado em um museu a céu aberto e sem portas. As casas na área do Caminito são também conhecidos como "Conventillos". As casas eram típicas dos imigrantes genovês no final do século XIX. As casas são pintadas em várias cores, porque os imigrantes italianos usaram a tinta sobrando nas oficinas do porto. As condições de vida nos "conventillos" são muito pobres. Hoje, alguns "conventillos" foram transformados em lojas de souvenirs e pode ser visitado.

COMO CHEGAR: Linhas de ônibus: 29, 33, 64, 53, 152.
ATENÇÃO: Caminito é visitado por muitos turistas todos os dias e é uma área segura. Mas o bairro de La Boca pode ser perigoso devido ao roubo. Portanto, é recomendável não levar objetos de valor, ou andando pelas ruas dentro do bairro. Não é recomendável visitar o bairro depois das 18h.

Mais fotos no meu face, inclusive com o Maradona!!! Acesse www.facebook.com/jeaniaromani

Nenhum comentário:

Postar um comentário