segunda-feira, 5 de março de 2012

Bienvenidos La Recoleta! Parte 2

Hoje é meu último dia de férias, mas ainda dedicarei meus próximos post a viagem que fiz a Buenos Aires, Argentina. Seguindo o roteiro proposto vou falar, rapidamente, sobre o bairro Recoleta.

A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires, reduto da antiga aristocracia portenha. Elegância e sofisticação se unem em seus museus, galerias, cafés e boutiques, fazendo da Recoleta um passeio simplesmente imperdível.

Após meu passeio pelo lindíssimo cemitério La Recoleta, fui até a feira que tem no local todo o final de semana na Plaza Francia. A feirinha funciona nos sábados, domingos e feriados de 11 a 18h. É possível encontrar peças em prata, cerâmica, couro e artesanatos, além de presenciar shows de artistas de rua. Bastante frequentada por turistas, é um lugar ideal para ver e ser visto. Lá fiz algumas das minhas comprinhas mas, principalmente, conversei com muitos artistas. Dançadores de tango, tocadores de violinos e até um artista que faz bijouterias em prata, esse último era Chileno. Uma das coisas mais legais em viagens como essas é conversar com as pessoas simples e moradores da localidade, como o José, que me vendeu água e dança milonga com sua esposa todos os domingos e Lunes (segunda) em um bar que tem próximo a praça...Relatos do cotidiano dessas pessoas, foi isso o que mais me encantou.

Mas sigo aqui falando das minhas andanças pelo bairro La Recoleta. Abaixo foto da praça em dia de feira.




 
Em seguida você vê a Basílica Nuestra Señora del Pilar. É uma das igrejas mais singelas da capital, com linhas barrocas e fachada pintada de branco. Foi construída em 1732 pelos jesuítas e se destinava às orações e práticas espirituais dos padres franciscanos recolhidos (recoletos).



Nessa mesma praça onde tem a feira, o cemitério e a igreja há também o Centro Cultural Recoleta. O dia que estive lá não tinha nenhum evento ocorrendo mas lá há vários tipos de shows, palestras, exposições e movimentos de vanguarda. Ali nas proximidades também tem o Buenos Aires Design. Primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração. No terraço está o Paseo del Pilar, repleto de restaurantes com mesinhas externas e com uma bela vista para a Plaza Francia.

O Village Recoleta também é um encanto, lá fiz um belo café da manhã. É um local que fica atrás dos muros do cemitério e inclui um moderno complexo de cinemas, setor de alimentação e outros comércios. Nas imediações, existem muitas outras opções de bares e restaurantes. Além de um shopping. Recomendo o passeio.

Para encerrar falo da Plaza de las Naciones Unidas e a Floralis Generica. Uma grande escultura em forma de flor, construída inteiramente em aço e alumínio. Graças a um sofisticado sistema, as "pétalas" ficam mais abertas durante o dia e vão fechando à medida que vai anoitecendo. É belíssimo. Um local onde muitos turistas vão visitar e os portenhos, ou melhor, as portenhas tomam banhos de sol. Isso mesmo, as argentinas colocam seus biquinis e aproveitam o sol nas cadeiras do parque. Confesso que achei um pouco engraçado, mas é a opção para quem não tem mar perto.





Há no Recoleta ainda há locais bem interessantes para quem gosta de arte e história.

Falarei primeiro dos dois que estive:
* Museu Nacional de Belas Artes. O museu mais importante da Argentina conta com variadas obras de artistas nacionais e internacionais, como Rodin, Monet, Renoir, El Greco e Goya, além de realizar exposições temporárias. Pode ser visitado de terça a domingo de 12h30 a 19h30. Entrada franca.

* Palais de Glace. Exibição de quadros, esculturas e fotografias. Também promove diversas palestras. Aberto de segunda a sexta de 13 a 20h e fins de semana de 15 a 20h.

OBS: não consegui tirar foto dento dos locais.



Esses ficam para a próxima ida a Buenos Aires:*Museu Nacional de Arte Decorativa. Coleções de móveis, esculturas, tapetes, porcelana e cristal. É possível realizar visitas guiadas pelo museu e assistir conferências sobre arquitetura. Funciona de terça a domingo, das 14 às 19 horas. A entrada é grátis nas terças-feiras e custa 2 pesos nos outros dias.

*Biblioteca Nacional . Localizada em um chamativo edifício de estilo racionalista, a biblioteca tem em seu acervo mais de 1.800.000 títulos além de organizar diversas atividades culturais.

Volto logo...seguindo falando de Buenos Aires. Mas em breve falarei também sobre minhas experiências profissionais e os bastidores da Rádio ABC 900 AM! Em breve....

Nenhum comentário:

Postar um comentário