terça-feira, 17 de abril de 2012

E a novela não tem fim: Avenida dos Municipios só em 2013


Ontem a noite no programa Redação da Rádio ABC o tema veio novamente à tona. Em entrevista ao jornalista Paulo César Lângaro o Secretário de Infraestrutura e Logistica do Estado, Beto Albuquerque, e o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann lamentaram a demora e o impasse em relação ao término dessa obra. O entrave agora está em uma ponte de 44 metros sobre o Arroio Gauchinho. A licitação já foi embargada diversas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado. A travessia precisou, inclusive, ter seu projeto refeito para a realização de uma nova concorrência, já que o estudo antigo, datado de 1990, foi considerado desatualizado.
Beto Albuquerque disse em entrevista a Rádio ABC que várias licitações foram realizadas, mas não há empresas interessadas em executar a obra. Em tom quase de desabafo o chefe do executivo hamburguense, classificou a situação como inexplicável e colocou em dúvida a conclusão da obra neste ano. “Desde o ano passado estamos conversando com o Daer e com a Secretaria de Infraestrutura e acredito que é muito dificil concluir a Avenida dos Municípios até o final desse ano”, lamentou Tarcísio.
O Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, usou ainda o termo desolado ao falar do seu sentimento em relação a obra e completou: “esbarramos na desgraçada dessa ponte”, se referindo a falta de empresas interessadas em realizar a obra da ponte. Albuquerque reforçou que o governo do Estado seguirá insistindo na resolução deste problema e buscará uma nova alternativa para viabilizar a ponte da Avenida dos Municípios.

ENTENDA O CASO
  • A Avenida dos Municípios foi projetada em 1989 para ser uma via alternativa para os moradores dos municípios de Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
  • Duas das três partes previstas no projeto já estão concluídas: os cinco quilômetros da ERS-239, que já existiam, o e trecho até o limite entre Campo Bom e Novo Hamburgo, finalizado em 1994.
  • Recentemente, as obras do asfalto do terceiro trecho foram concluídas. O que falta agora é apenas a construção da ponte.
  • Com 134 andamentos, a contratação de uma empresa para construir a ponte já foi tentada em várias formas de concorrência pública e, também, por contratação direta, sem licitação. Em todas as vezes a obra foi embargada.
  • Enquanto a situação da ponte não se define, a Avenida dos Municípios se deteriora. Parte das obras já concluídas se desgastam devido à falta de manutenção e pelo uso da estrada. No total, já foram investidos R$ 12,1 milhões. Os recursos são provenientes da praça de pedágio de Campo Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário