terça-feira, 3 de abril de 2012

Concha de River Plate


Depois da saga para conhecer La Bombonera comecei outra para ir até o Monumental de Nuñez! A dificuldade maior foi para saber onde ficava a concha de River Plate e como eu iria chegar lá...Perguntei no hotel, na padaria, no ônibus, pesquisei em sites...e não obtive uma resposta precisa e confiável. O jeito foi pegar um taxi! Imaginei que o gasto seria bem maior, do centro de Buenos Aires até o Monumental de Nuñez foram 40 pesos. Claro que o assunto com o taxista foi futebol, ele era torcedor do Indepiendente e me levou até lá, mas me questionando em relação a minha visita no estádio.
Quando o carro foi se aproximando do estádio e eu vi pela janela o Monumental de Nuñez foi amor à primeira vista! Desci do taxi quase que correndo e logo entrei no complexo “museu/concha”. Fui extremamente bem atendida e 5 minutos e 50 pesos depois eu já estava nas dependências do River Plate. Comecei o passeio pelo museu e depois fui visitar o estádio mesmo.


Museu

O museu é belíssimo e com uma estrutura invejável. Meu querido e idolatrado Internacional poderia dar uma espiada e copiada mesmo em nossos hermanos, já que estamos cada vez mais argentinos. Com um investimento milionário de 6 milhoes de dolares, o museu ocupa uma área de mais de 3.500 metros quadrados, onde a história do River Plate pode ser visto desde sua fundação em 1901 até os dias atuais. Logo que se entra ao museu vemos um trem com os dizeres: Lá Maquina Roja! Em seguida entramos na máquina do tempo, quase que literalmente...Entramos em uma sala escura que começa a tremer e uma “vóz do além” começa a contar o inicio da história do clube, depois essa “máquina” se abre e vamos parar em um túnel...nesse túnel, há salas que contam a história do clube por décadas.  Muito bacana! O museu conta ainda com diversas áreas temáticas, uma dedicada ao estádio, outra para vitórias e troféus nacionais e internacionais, incluindo os principais jogadores da história do clube. Por falar nisso, meu querido Andrés Nicolás D’Álessandro lá está, seu nome estampado na parede e sua chuteira, entre as 20 ou 30 destacadas.  Camisetas de grandes jogadores, lances históricos, nomes renomados, maquete do estádio, tudo isso e mais um pouco está nesse belo museu de futebol!
Ah, importante: próximo ao hall de entrada está localizado a loja de merchandising do River Plate, onde se pode comprar todos produtos dedicados ao clube, camisas, cartazes, bonecos, bandeiras, roupas, entre outros.




La Concha

O Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez é a casa do River Plate e de jogos da Seleção Argentina de Futebol , já que é o maior estádio do país e tem 66.449 lugares. Embora a instrutora do passeio pela concha garantiu que caberiam 100 mil. Apesar do “deslize”, ela foi muito prestativa e falava entusiasmada sobre o River Plate, um amor ao clube, que contagiava! O clube tem uma grande estrutura, com várias quadras de futsal, basquete e vôlei; esses outros esportes também com muitos títulos. Nessa visita guiada que fiz, pude visitar todos esses locais, além do vestiário dos jogares, ah claro, o gramado. Antes quero contar pra vocês das minhas impressões em relação à concha. O que mais gostei no Monumental, e dizem que em La Bombonera é mais ainda, é a altura do estádio, com três anéis. Uma curiosidade para nós gremistas e colorados, a torcida “popular ou geral” fica na parte de cima do estádio. Em cima também é arquibancada e na parte de baixo as cadeiras, ao contrário do Beira-Rio, por exemplo. O gramado: as dimensões me pareceram menores que a do Internacional e bem mais mal cuidado do que do Inter e do Grêmio. Ah detalhe: não podíamos nem ao menos pisar no gramado, só sentar!
A visita ao estádio para mim foi sensacional e pretendo voltar, mas para assistir um jogo. Somente ao sentar naquelas arquibancadas pude perceber uma energia muito boa, me identifiquei muito com o clube! O passeio vale a pena para quem gosta de futebol, fiquei lá por 2h30 e poderia ter ficado mais!!!

 Mais informações sobre o River, no site: www.cariverplate.com
E mais fotos da minha visita ao museu e ao estádio no meu facebook: www.facebook.com/jeaniaromani



Gente, tenho ainda minhas impressões finais sobre a Argentina...mas farei uma pausa porque amanhã tenho um post muito importante sobre a programação da Rádio ABC 900 AM!!! Fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário