segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bienvenidos a Palermo! Parte 2 - Jardim Japonês e Botânico

Olha eu aqui outra vez!!! Sigo a hablar de Palermo, Buenos Aires! Bairro encantador que quero muito voltar...tem muita coisa que não consegui ver!

No post anterior falei sobre o zoológico que, repito, recomendo! Agora vou mostrar um pouco pra vocês de outros lugares bacanas que podem ser visitado no Palermo. Iniciando pelo Jardim Japonês.

O Jardim Japonês foi construído em 1967, durante a visita dos príncipes herdeiros do Japão, na época, Akihito e Michiko, atuais Imperadores. Foi um presente do Japão à Buenos Aires, que possui uma comunidade japonesa bastante significativa.

Tudo lá tem um significado. A ponte vermelha representa o caminho ao paraíso; as rochas, a terra fértil e forte; a água, a renovação constante; os peixes, a força e a longevidade... Se você tiver sorte, eu não tive, ainda pode presenciar eventos característicos da cultura japonesa como a cerimônia do chá, uma demonstração da luta dos Samurais ou de Aikido, da arte do bonsai ou ainda, do artesanato japonês. Mais um lugar para lista: quero voltar! Nesse site
www.jardinjapones.org.ar (que descobri a existência só depois) você pode programar a sua visita de acordo com a agenda de eventos.

De qualquer forma o lugar é muito bonito e aconchegante. Como todos os pontos turísticos que visitei, sempre cheio, inclusive de brasileiros! Mas vale a pena visitar...as carpas são uma das atrações a parte, pois chamam atenção pela quantidade e pela beleza. Além disso você pode comprar alimentos para elas e se divertir! Abaixo algumas fotos que tirei em uma bela tarde de sol.





Outro lugar que visitei foi o Jardim Botânico, esse inclusive mais trânquilo, havia poucos turistas...um ótimo local para descansar e admirar a paisagem. E foi isso que fiz! Eu já havia caminhado muito, então peguei uma água e me sentei em uma das sombras e fiquei a admirar o belo Jardim Botânico. O lugar teve inauguração em 7 de setembro de 1898. Atualmente o botânico tem 69.772 m², além de 5.500 espécies vegetais, diversas esculturas. Novamente seguem fotos do Jardim Botânico!





Nos dois lugares (Botânico e Japonês) encontrei meus queridos amigos: gatinhos! A maioria dos brasileiros não gostam dos gatos (não sei porque, quem tem sabe que há muito preconceito com os bichanos), mas aqui em Buenos Aires vi muitos gatos, por todos os cantos...Aliás volto a escrever sobre isso aqui..É claro meus amigos estavam com a sua simpatia característica dos felinos, mas consegui fotografá-los!

No Jardim Botânico...só curtindo a sombrinha da escultura....


Aqui meu amigo se escondendo no Jardim Japonês!

Parada certa na próxima visita a Buenos Aires e ao Palermo: o Parque Três de Febrero inaugurado em 1876. Pelo que vi da janela do ônibus, é também um parque muito bem cuidado, com belos gramados, jacaranadás e um lago. Neste parque está localizado o Rosedal. O Rosedal é um jardim especializado em várias espécies de rosas e foi inaugurado em 1914. Estima-se que existem cerca de 12.000 espécies. E tem ainda o Planetário que também fica no Parque Três de Febrero! Quero muito voltar lá e sinto por não ter conseguido ir. Mais meu dia se foi com as visitas ao Zoológico, Jardim Botânico e Jardim Japonês.

No próximo post falarei do bairro Recoleta e o belíssimo cemitério. Sim o cemitério é divino...com túmulos que são verdadeiras esculturas! Parece macabro, mas vocês vão ver o quão belo é...e o número de turistas que visitam o local é enorme! Mas volto para falar disso....

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bienvenidos a Palermo! Parte 1 - Zoológico

Hola queridos, que tal?

Estou já no quarto dia em Buenos Aires, Argentina, e tenho muito o que falar. Nesse e nos próximos posts vou trazer os meus relatos em relação ao bairro Palermo, o primeiro que visitei. És um lugar belíssimo, localizado no norte de Buenos Aires e de classe média alta. Conta a história que, Buenos Aires foi acometida por uma epidemia de febre amarela em 1981, e os moradores com maior poder aquisitivo que, até então viviam no sul da cidade, fugiram para o norte. Por isso podemos observar belíssimas mansões, casarões, no bairro Palermo. O bairro é dividido em Palermo Chico, Bosques de Palermo, Palermo Soho, Palermo Hollywood. Vou me ater aqui ao Bosques de Palermo.

No bairro há uma área verde com mais de 80 hectares. Tem dois lagos artificiais rodeados de vegetação, com aves e plantas aquáticas. O Parque Tres de Febrero possui numerosos subespaços, como o Jardín de los Poetas, o Pátio Andaluz,e o Jardín das Rosas - conhecido como El Rosedal- com 15.000 roseiras de 1189 espécies diferentes. Também na área é o Hipódromo, el Planetario e Jardim Japones. No Palermo há ainda o Jardim Botânico e o Zoológico.

O primeiro lugar que visitei no Palermo foi o grandioso Zoológico, gastei cerca de 3 horas para percorrer 18 hectares! E é sobre ele que falo nesse post! O Zoológico de Buenos Aires foi inaugurado em 1888 , fazendo com que seja um dos zoológicos mas antigos do continente americano. No local há 89 espécies de mamíferos, 49 espécies de répteis e 175 espécies de aves, superando um total de 2.500 animais! Realmente é muita coisa, claro, que não vi todos os animais. Mas agora segue algumas das fotos que fiz lá e os meus eleitos "animais preferidos"!















Nossa...e tinha ainda pinguins, urso polar, tartaruga marinha...e os tradicionais: zebra, hipopótomo, rinoceronte, girafa, camelo, macacos, tucanos...

Outro diferencial do Zoo é que o aspecto arquitetônico de seus pavilhões reproduz não só a origem, mas também o habitat natural dos animais. O local foi declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1997.



 




 

Cabe aqui dizer ainda, que há a possibilidade de comprar uma comida especial e alimentar alguns dos animais. O local também oferece parquinho para crianças, cinema 3D, shows com animais, lanchonetes, restaurantes, loja de souvenirs, biblioteca, aquário e até mesmo passeio de barco. Minhas três horas não deram contar de apreciar todas essas atrações, precisaria de um dia inteiro. É um ótimo passeio principalmente para famílias e crianças!!!!

Dicas:

•Para chegar de Metrô, pegue a Linha "D" e desça na Estação Plaza Italia. A estação fica em frente ao Zoo! Ou ainda de ônibus (peguei a 12, mas dependendo do lugar onde estás...há outras que param na frente do zoo). As duas opções você gastará pouco mais de 1 peso.

•O visitante pode adquirir o passaporte completo, que inclui todas as atrações, ou o passaporte simples, este inclui apenas a entrada no parque, neste caso, as atrações podem ser compradas a parte. O completo custa 40 pesos.

•Procure visitar o Zoológico durante os dias da semana pois está mais vazio.

No próximo post falo mais ainda sobre o bairro Palermo, que infelizmente não conheci por completo. Aliás, estou louca para voltar a Buenos Aires.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mais um pouquito do primeiro dia em Buenos Aires!

Tenho tanto a falar já sobre minha viagem à Buenos Aires, e estou ainda no meio terceiro dia. Aliás, se pudesse, ficaria muito tempo aqui. Mas para ser sucinta, vou continuar a hablar do meu primeiro dia.

Como disse aqui, no post anterior, cheguei e fui caminhar pelas redondezas, e fui andando...andando...até me deparar com um prédio lindíssimo. Não sabia o que era, resolvi entrar e , logo vi, que era um teatro. Ao adentrar no recinto entendi que não era apenas um teatro e sim o Teatro Colón. Esse é a principal casa de ópera em Buenos Aires. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O atual Colón substituiu o teatro original, inaugurado em 1857. O atual teatro foi inaugurado em 25 de março de 1908.
Mais sobre o Teatro Colón: O teatro fica entre a Avenia 9 de Julio, Rua Liberdade, Rua Arturo Toscanini e Rua Tucumán. É o coração da cidade, onde também está a estação Parque Plaza. Lugares mui belos también.





O lugar é simplesmente divino...Mas não pude tirar foto no interior. O auditório é em forma de ferradura, com 2.487 lugares. O palco é belíssimo. Coloco agora uma foto que pesquisei na internet, porque lá dentro não era permitido foto.



Andei pela Av 9 de Julio, mais por curiosidade mesmo. Na verdade, não vi nada de mais, não é algo que me atraiu....fui pelo "nome" mesmo e por ser um ponto turístico. Já que a avenida é uma das mais largas do mundo com 140 metros. A hora, segue mais uma foto de internet, porque as fotos que tirei ficaram horríveis e não dá pra ter a real dimensão da avenida.



Nesta avenida há o famoso: Obelisco (esse negócio branco, enorme), que é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires. Ele foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.

Meu primeiro dia, terminou assim. Depois do passeio rápido, já que cheguei no meio da tarde. Voltei para o Hostel e fui descansar. Já o segundo dia, rende uns três post! Vuelvo mañana! Buenas Noches.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Primeiro dia em Buenos Aires - primeiras constatações!

Como é de se imaginar, vou começar o blog falando um poquito da minha estada em Buenos Aires, Argentina. Já algum tempo a cidade portenha me desperta curiosidade e nunca havia tido a oportunidade de conhecê-la. Pois bem, estava eu de férias, sozinha, sem nada programado a fazer. Porque não Buenos Aires? Juntei o pouco, mas beeeem pouco, de dinheiro que eu tinha das férias...e me fui ao mundo.

Quando parti de Porto Alegre, no dia 23 de fevereiro, só tinha a passagem comprada. O hostel onde estou já me era desejado, mas não consegui fazer a reserva, devido algumas burocracias que me exegiam tempo, e eu não tinha. Pois bem, agora começo a contar meu 23 de fevereiro de 2012, quinta-feira.

Meu voo estava previsto para às 12h20. Como nossa estimada BR 116 é uma incógnita, decidimos (meu irmão e eu) sair com antecêndencia, às 10h, para chegar próximo às 11h ou às 11h30. Mas minha cunhada também iria se utilizar da rodovia, pois bem, saímos às 9h30. Minha surpresa foi quando encontrei a 116 livre, e chegamos no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 10h10. Por favor, não me perguntem como, porque eu não sei. Para piorar o voo saiu às 13h10. Lá se foram 3 horas de cadeira, tomei um chá de Salgado Filho! Já o voo transcorreu bem e às 14h30 eu estava em solo Argentino, feliz da vida.

Constatação 01 - a BR 116 é de lua.

Constatação 02 - os voos no Salgado Filho sempre atrasam


Com uns pesos em mãos, chamei um taxi: Hostel Estación Buenos Aires, próximo ao Congresso Nacional, please! Trajeto tranquilo. Ao seu término mi hermano querido me cobrou 100 pesos...Me furou os dois zoios da cara, me caiu todos os butiás do bolso! Ao olhar no taximetro, lá estavas: $52. Jeania hablou (de uma forma muito peculiar): "so tieno 50 pesos, perdon". Entreguei o dinheiro, saí do carro e dei um sorriso simpático ainda: "Gracias". Não sei porque sorri. Etapa aeroporto do dia: vencida.

Constatação 03 - essa já tinha sido me avisada, os taxistas adoram fincar a faca nos turistas, principalmente, nos brasileiros.



Agora no Hostel, hablei o meu melhor espanhol e consegui a estadia, que não estava reservada. Aliás, no final da minha viagem confirmo isso, mas por hora, o local é muito bacana. É um hostel, muito charmoso, com pessoas de vários locais do mundo (Chilenos, Americanos, Alemães e Italianos, por enquanto) e um atendimento fantástico. É um local alternativo e independente, eu estou amando!
Ao lado foto do meu quarto, com telefone antigo, fita K7, placas de carro....bem bacana!




Constatação 04 - Amei o Hostel Estación Buneos Aires, pessoas interessadas em ajudar.


Instalada, pais e pessoas mais próximas avisadas da minha chegada, com pouco tempo para grandes passeios, fui ao local mais próximo: Congresso Nacional. Saí pelas ruas do bairro Congresso a passear e observar las personas, las casas, los comercios....O dia estava lindo, 28 graus, sol forte e céu claro...Perfeito para passeios. Pelas ruas não tirei grandes conclusões, o bairro que estou são de pessoas muito simpáticas e solícitas, não com muito poder aquisitivo, mas nada comparado La Boca. Local bacana!

Logo que cheguei na praça do Congresso Nacional bati um suuuper papo com duas americanas. Ok confesso, foi difícil, mas conseguimos nos entender e manter um diálogo de 3 minutos. Uma delas, a Mary, tirou uma foto minha em frente ao congresso, agradeci, e seguimos os nossos rumos.

Constatação 05 - Ainda bem que recomeço as aulas de inglês em março.


No parque, passei a observar as pessoas apressadas pegando ônibus, trens (sim
seguiram utilizando esse transporte, mesmo depois da tragédia - alías, bandeiras a meio mastro), caminhando rápido. E ao olhar tudo isso, me deparei com o trânsito. Meu Deus, se algum dia alguem te xingar e dizer que tu não sabe dirigir, manda essa pessoa ir para Buenos Aires, é um caos! Os taxis e ônibus param a hora que querem e aonde querem, os carros tiram "finos" uns dos outros, motos então, nem se fala! E a buzina, corre solta! Única coisa que saúdo aqui são os pedestres, que só atravesam as ruas quando as sinaleiras estão abertas para eles. A propósito, há muitos semáforos por aqui, mas eles funcionam perfeitamente e ajudam a amenizar esse trânsito caótico.


Para seguir falando de trânsito, muitos buracos e desníveis nas ruas. Uns buracos são impressionantes! Ainda bem que Novo Hamburgo é a capital NACIONAL dos buracos, porque a peleia com Buenos Aires ia ser féia.

Constatação 06 - Os motoristas de Buenos Aires são piores que os hamburguenses. E os buracos conseguem ser maiores!




Encerro dizendo: a cá os pombos são bienvenidos!!!



Tenho ainda muuuuito o que falar, meu passeio nesse dia seguiu. Mas deixarei minhas andanças, fotos, constatações e outras observações para os posts a seguir! Buenas Noches!

Última constatação de hoje: eu escrevo (e falo) muito!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bienvenidos!!!

Buenas noches muchachos!!!!!

Inicio esse blog nas minhas férias, já que tenho mais tempo para me dedicar a ele. Mas, desde já, prometo seguir atualizando. Essa saudação é porque hoje cheguei a Buenos Aires - Argentina e vou passar aqui mais 4 dias. Neste blog contarei como está sendo essa minha pequena viagem. Espero que gostem!
A propósito,  não tenho pretensão nenhuma, só quero dividir com vocês algumas experiências bacanas, outras nem tanto...Falar um pouco mais da minha vida pessoal, detalhar os bastidores de uma jovem Coordenadora de Jornalismo e repórter...e as aventuras de como sobreviver em um veículo de mídia instântaneo como é o rádio!!!
Bienvenidos queridos!!!!
Como estou me apaixando cada vez mais por fotos, sempre postarei uma para vocês. Hoje é de minha autoria (nada em especial - só para registrar minha chegada a Argentina), mas também postarei algumas legais que não são minhas, não se preocupem, darei o crédito.


A foto de início é a do Congresso Nacional em Buenos Aires - Argentina, uma das primeiras fotos que tirei aqui.