10h05 do dia 22 de maio de 2012 o trem voltou a Novo Hamburgo! Finalmente! Claro que a Rádio ABC estava presente através da repórter Stephany Sander.
Eu digo VOLTOU porque a cidade já teve trem. Novo Hamburgo conheceu o trem em 1° de janeiro de 1876. Foi nesta época que houve um prolongamento da linha Porto Alegre-São Leopoldo, que depois chegaria até Canela, passando antes por Taquara. A estação de Novo Hamburgo foi no centro da cidade, hoje Hamburgo Velho. Em 1963, a linha Novo Hamburgo-Canela foi fechada, fechando a estação em Novo Hamburgo, que foi demolida em 1965. Na foto ao lado, de Alceu Feijó, os trilhos do trem passando pela Lima e Silva.
Desde 2000, Novo Hamburgo aguarda com ansiedade a volta do convívio com o trem, desta vez mais moderno, rápido e batizado de metrô. A expansão da Trensurb até Novo Hamburgo prevê a construção de mais 9 quilômetros de linha. E hoje finalmente o trem cruzou o Rio do Sinos e voltou a cidade hamburguense. Mas não houve solenidade oficial, as operações comerciais ainda não começaram e ainda não há data definida para o início. É ...vocês viram no post abaixo a dificuldade enfrentada para que esse trem cruzasse essa barreira e ficasse a disposição da comunidade. O porque disso? Simples, autoridades do Governo Federal tinham que estar presentes na inauguração....enquanto isso, o povo espera. Mas não se iludam, não é a primeira vez que uma obra está pronta e não é inaugurada...infelizmente já vimos esse filme. Recentemente a Central de Policia de Novo Hamburgo também estava pronta e só aguardavamos o Chefe da Policia Civil do Estado, delegado Ranolfo Vieria Júnior, para a inauguração. Dessa fez, a solenidade não acontece porque a Dilma Rousseff não está presente. Claro, ninguém confirma oficialmente, mas sabemos que esse é o real motivo nas duas situações citadas.
Hoje, nesse dia histórico, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, falou a reportagem logo após chegar a Estação Santo Afonso do trem. Kasper lembrou que até a data de inauguração oficial das estações e o início das operações, a comunidade poderá usufruir do serviço de forma gratuíta e experimental entre as Estações Rio do Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso em Novo Hamburgo, das 10h às 16h. Claro, os usuários que realmente precisariam do trem para trabalhar não podem usufruir ainda do serviço, já que o trem não irá operar nessas estações no horário de pico. Mas o trem esta aí...em breve entra em operação comercialmente e teremos a tal cerimônia oficial...
As duas novas estações acrescentarão quase 5 quilômetros na linha, agregando, inicialmente, mais 6 mil usuários diários. A expansão prevê ainda mais três estações – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo – , que devem estar prontas até o final do ano, bem como os serviços de reurbanização no entorno das estações.
Foto do Jornal NH
De qualquer forma fico feliz de participar desse momento histórico, lamentando a falta de pompa e circustância que essa obra merece e triste pela comunidade não poder usufruir por completo.
Essas fotos antigas são demais! Tu tens mais? Gostaria muito de ter acesso a elas... Se possível, e se não for incômodo, gostaria que entrasse em contato comigo pelo email rodrigoschuck@yahoo.com.br.
ResponderExcluirDesde já agradeço!
Cesar Rodrigo Schuck