Parte da equipe da Rádio ABC comemorando os 65 anos da emissora |
Foi aí que eu escolhi ou fui escolhida pela Rádio ABC 900 AM, aos 19 anos. E digo que fui escolhida porque se alguém me perguntar o que me motivou a escolher essa emissora, na época eu não saberia dizer, somente meu instinto dizia para eu procurar emprego lá. Então fui. Magrela, bem magrela, de óculos vermelho, totalmente inexperiente, cheia de entusiasmo e brilho no olhar fui pedir emprego: uma, duas, três, quatro... acho que dez vezes! Depois de entregar curriculo, mandar e-mail, falar com gerência, falei com o então diretor da Rádio ABC Aurélio Decker. Ele viu naquela menina sem jeito, sem voz nenhuma pra rádio, sem experiência, muita vontade e amor por rádio... e me deu uma chance: aprender em 3 meses a operar uma mesa de audio, para talvez, ser operadora de áudio da noite. Desafio dado, desafio aceito e cumprido!
Me lembro como se fosse hoje meu primeiro dia... Meu encantamento ao entrar naqueles estúdios, ao ver a movimentação do jornalismo, dos profissionais e minha vontade de trabalhar era muito grande! Queria fazer e acontecer, mas ainda não sabia nada, então observava muito e tentava aprender ao máximo...E tive professores incríveis, grandes colegas, aprendi demais! Todos sempre foram muitos generosos comigo...E aos poucos as coisas foram acontecendo, fui ganhando meu espaço no jornalismo, meu real objetivo, e hoje acredito que a Rádio ABC me escolheu para me ensinar!
Aprendi a falar no microfone, a fazer uma reportagem, apurar uma notícia, a colocar uma matéria no ar, a fazer uma gravação, a montar uma vinheta, um programa, uma transmissão no ar, a dar todas as versões de uma história, a ser o MAIS IMPARCIAL POSSÍVEL, a ser ética, coerente, a ser parceira dos ouvintes, a dar opinião, a ser eu mesma no ar, a ir pra rua e ficar mais de 12 horas (sem almoço) pra cobrir um acidente trágico com várias vítimas fatais e respeitar os familiares, aprendi o que era uma ocorrência de vulto, a buscar e frutricar as noticias, convidar 20 pessoas pra vir em um programa e só duas aceitarem, mudar uma pauta de uma hora para outra, aprendi a ser organizada, aprendi que jornalismo também é planejamento...nossa, aprendi tanta coisa que não cabe aqui! Aprendi o que é radiojornalismo de verdade!
Mas nesses 5 anos de emissora e consequentemente de rádio, onde vivi e aprendi muita coisa, conheci muita gente e foi com essas pessoas que aprendi (não necessariamente nessa ordem): Aurélio Decker, Rodrigo Giacomet, Carlos Padilha, Paulo Pereira, Ederson Canalle, Alberto Valvassori, Marcelo Silva, Paulo Henrique Machado, Cris Weber, Jorge Baltar, Itatiaia Maffi, Fabricio De Lucca, Diana Mendel, Ieda Risco, Denis Olinto, Jorge Antunes, Argeu, Vlademir, Mota, Alemão Schosch, Bruna Chilanti, Manoela Machado, Mateus Trindade, Rogério Bohelke, Eudo, Alceu Feijó, Genilda, Stephany Sander, Rodrigo Teixeira, Alejandro Mallo, Alcione Muller, Bruna Klassmann, Luis Felipe, Diego Ignácio, Guilherme Carvalho, Marcella Trindade, Eduardo Pires, Carlos Kaiber, Avner Fernandes, Diego Benemann, Diego Mandarino, Zé Renato Oliveira, Rodrigo Silva, Valesca Fonseca, Robson Nunes, Professor Douglas Rochas, Wesley Wierganóvies, Martin Behrend,Alisson Coelho, Cássia Souza, João Paulo Gusmão, Patricia Lemos, Moacir Fritzen, Cássio Pereira, Paulo César Lângaro (talvez não saiba, mas me ajudou na primeira "externa"), Vanius Portto, Cristopher de Mattos, Kamila Spier, Ciliane, Luis Fernando Siqueira (Pelotinha), Marcos Couto... Fora os colegas de Grupo Sinos, entrevistados, assessores, aquelas fontes que quase são colaboradores de tanto que ajudam e os ouvintes amados, a razão do nosso existir! É muita gente que deixou um pouco de si em mim....todos os aqui listados, fizeram de mim uma pessoa melhor e não só uma profissional melhor! Obrigada Rádio ABC por me escolher! Obrigada a todos!
São tantos momentos, aprendizados, histórias, pessoas, alegrias, momentos difíceis, que nem em um livro caberia essa linda de história que eu tenho com essa rádio que eu amo!
E eu fiz questão de colocar esses nomes, porque a Rádio é feita de noticias, histórias, mas acima de tudo, pessoas!!! Profissionais que o fazem e ouvintes que escutam e interagem! ;)