sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quando ir a Cambará?

Sei que demorei, mas estou de volta para meu último post da série "Cambará do Sul"!

Quando cheguei em Cambará encontrei o tempo fechado e com nevoeiro. Durante a visitação nos pontos turísticos conheci o fenômeno chamado viração. Logo ao chegar no Cânion Fortaleza, o céu estava nublado,e a visibilidade toda prejudicada por um nevoeiro muito denso, em seguida o tempo virou, e observei toda a beleza do local. Já nos demais dias, apesar de o sol não estar a pleno, a visibilidade não foi prejudicada pela viração e a temperatura era amena e por vezes o vento era forte e frio. As noites, aliás, eram todas frias, com mínimas de até 5ºC. Por isso escolher bem a época do ano em que se vai a Cambará do Sul é importante. O clima da cidade é bem característico.

No inverno, o frio reina durante os meses de junho, julho e agosto, e algumas vezes até setembro, com incidência de temperaturas negativas, que já chegou à mínima absoluta de 8ºC negativos. Durante o inverno os campos ficam queimados pela forte geada e algumas vezes pela neve. Esse ano a neve chegou a ser registrado em plena primavera, no dia 26 de setembro.  Mas normalmente em meados de setembro é o inicio das chuvas de primavera que segue até outubro. Cambará do Sul possui um dos maiores índices pluviométricos da região sul.

Com a chegada do verão vem também a chamada viração, que é como os moradores chamam um nevoeiro repentino e característico do local, que é resultante da condensação entre o ar quente e úmido que vem do litoral encontrando o ar frio do planalto. A serração se aproxima lenta e muito tímida, mas de repente ela toma conta de todo o planalto da serra gaúcha. É uma paisagem muita característica da cidade e muito bela também, apesar de por vezes, impedir a visualização dos pontos turísticos.
 
Foto tirada pelo guia turístico Estéfano Santos Pereira da viração no Cânion Itaimbezinho
 
O sol mantém os dias quentes, mas no final do dia sempre chega a chuva deixando um vento suave e agradável até o outro dia. O outono se mantém entre meados de março até o inicio de junho, trazendo tranquilidade, temperaturas amenas, poucas chuvas e pouca viração, período ideal para visitação.

Curiosidades


Maior Temperatura Máxima: 32.1ºC em 31 de janeiro de 1978

Maior Evaporação de Solo: 11.5mm em 20 de agosto de 2003

Menor Umidade do Ar: 16% em 21 de julho de 2000

Maior Ventania: Força 8 – Ciclone Catarina em 28-03-2004

Maior Nevada: 20, 21, 22, 23, 29 e 30 de julho de 1990

Maior Chuva: 186,5 litros/m² em 28 de março de 2004

Menor Temperatura mínima: -8.8ºC em 15 de junho de 1979

Fonte: Prefeitura de Cambará do Sul

 

DICA

Pra encerrar aconselho que contate um guia turístico para aproveitar melhor as belezas naturais com segurança e qualidade. Acesse o site www.tefoturismo.com.br e conte o guia Estefano Santos Pereira. Tenho certeza que não vai se arrepender! ;)
Pessoa carismática, competente, conhece o local (nascido em Cambará), qualificado e está totalmente apto para o trabalho! Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário