Hoje o dia foi tumultuado, tudo em busca de duas notícias: novos trens e início das operações comerciais nas estações Rio do Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
A minha batalha começou por volta das 9h e só encerrou às 18h15. Mas feliz e satisfeita, porque as notíticias foram confirmadas e a Rádio ABC passou essas informações com qualidade e em primeiríssima mão!!! Grandes notícias para a comunidade de Novo Hamburgo, principalmente!
Ainda na noite de ontem a reportagem da Rádio ABC já tinha a informação de que o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, estaria em Brasília para uma reunião com o Ministério das Cidades. Na capital federal, Kasper iria mostrar relatório dos mais de 30 dias de operação experimental do trem nas duas novas estações. No relatório constava que as estações estavam prontas para serem abertas ao público, plenamente e, poderiam entrar em operação na semana que vem. Por volta das 17h50 a assessoria de imprensa da Trensurb confirmou o inicio das operações comerciais para terça-feira, 03/07, às 5h. Não haverá solenidade e, tão pouco, autoridades.
Mas além desta reunião o repórter da Rádio ABC Rodrigo Silva descobriu (não me pergunte como...explico somente como faro jornalístico) a possibilidade da Trensurb ser contemplada com recursos do PAC Equipamentos, que iria ser anunciado às 11h. Claro, ninguém confirmava a informação....E aí, começou a peleia por informação...
Por volta das 12h30 confirmávamos na Rádio ABC 900 AM os recursos no valor de 260 milhões de reais para aquisição de 10 novos trens, 60 vagões. Entrevistei o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, ele explicou que os trâmites demoram cerca de 1 ano e meio. Ele acredita que até o final desse ano seja concluída a licitação e a contratação da empresa que irá fabricar os trens. A partir de então, a empresa irá fabricar os trens, processo que deve ser finalizado em 2014. Ainda conforme o presidente, os trens terão um novo layout e ar condicionado, mas tudo será definido após a escolha da empresa. Mas a boa notítica é essa: 10 novos trens que devem suprir a demanda estimada em 30 mil novos usuários com a expansão do trem até Novo Hamburgo.
Na mesma entrevista questionei o presidente sobre a possibilidade do início das operações comerciais nas novas estações, porém, às 15h30, não havia ainda um posicionamento do Ministério das Cidades sobre o assunto. E às 17h50 recebi ligação da assessoria de imprensa da Trensurb com a notícia do início das operações comerciais do trem. Portanto, anote na agenda, terça-feira dia 03/07 você poderá utilizar o trem na Estação Santo Afonso e Rio do Sinos a partir das 5h!!! Tanta espera...e começaremos as operações comerciais sem solenidade!!!
OBS 01: claro que durante todo o dia tívemos muuuuitas outras dificuldades, principalmente de contato. Mas não cabe aqui falar.
OBS 02: Ah! Importantíssimo, demos (Rádio ABC 900 AM) as notícias em primeiríssima mão! Orgulho da equipe de jornalismo da ABC!
Nenhum comentário:
Postar um comentário