A manhã de hoje foi de muita tensão e pânico na prefeitura de Novo Hamburgo. Conforme apurou a reportagem da Rádio ABC, cerca de seis homens chegaram no Centro Administrativo Leopoldo Petry para assaltarem o carro-forte que levava um malote contento um valor, ainda não contabilizado, que iria ser depositado em uma agência bancária dentro do prédio. Possivelmente havia uma pessoa passando as informações para a quadrilha: como por exemplo o horário que este carro forte chegaria e a data do pagamento dos funcionários.
Créditos: Rodrigo Rodrigues/GES
No momento da ação dos bandidos cerca de 800 trabalhadores estariam no prédio da prefeitura. A reportagem da Rádio ABC conversou com testemunhas que relataram a ação dos bandidos e os momentos de tensão.
Jalmar Lopes dos Reis, foi um dos que viu todo o assalto. Reis contou ao repórter Rodrigo Silva que os bandidos chegaram pelos fundos do prédio e estavam encapuzados, com coletes a prova de balas e fortemente armados. Conforme Jalmar os criminosos entraram pelos fundos do prédio, dois deles se esconderam dentro do banheiro e outro estaria no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Além disso haveria outros dois nas redondezas do prédio. Conforme a testemunha, quando o carro forte chegou, começou o tiroteio.
Outra testemunha ocular dos fatos foi o Secretário de Educação de Novo Hamburgo, Beto Carabajal, que concedeu entrevista a repórter Stephany Sander que esteve no local. O secretário chegou a presenciar a morte de um dos assaltantes. Conforme Carabajal, o primeiro tiro partiu dos bandidos e a segurança do carro-forte revidou atingindo um dos criminosos. “Eu vi ele morrendo, há uma poça de sangue aqui, foi um horror”, relatou Beto Carabajal.
Conforme relatos de testemunhas, muitos funcionários ainda chegavam para trabalhar e o panico se instalou, pessoas se atiravam no chão, gritavam....
O prefeito, Tarcísio Zimermann, estava no prédio no momento. Ele estava em seu gabinete, no décimo andar quando ouviu os disparos.
O Centro Administrativo Leopoldo Petry ficou fechado durante todo o dia. O expediente volta ao normal na segunda-feira.
A reportagem da Rádio ABC falou também com a Secretária de Administração de Novo Hamburgo, Raquel Tomazii. Ela explicou que o salários dos funcionários da prefeitura não foram afetados, já que o órgão efetua seus pagamentos diretamente via crédito em conta.
Mas a policia desconfia que a ação foi premeditada, pois hoje os 3.200 colaboradores receberam seus salários e parte do décimo terceiro. Fontes ligadas a prefeitura, que eu mesma entrevistei, afirmaram que o montante desse valor seria 12 milhões de reais e os bandidos poderiam estar de olho nisso. Mas, ainda conforme informações extra-oficiais, o malote que estava no carro-forte continha a quantia de 400 mil reais. Informações não confirmadas pela Policia Civil e nem pela Prefeitura de Novo Hamburgo. Repito, porém, informação de uma fonte de dentro do executivo.
Durante a programação da Rádio ABC, que foi extratamente intensa, conversamos também com a Policia Civil e Brigada Militar. A investigação está a cargo do titular da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos do Deic, Juliano Ferreira Brasil. Ele ainda não tem suspeitos do crime e os bandidos não foram identificados. Mas o delegado acredita que o crime foi premeditado. Brasil trouxe ainda uma informação importante: “pelo menos um dos criminosos são do Vale do Sinos”, disse em entrevista a Rádio ABC.
A Briagada Militar, por sua vez, faz buscas na região para capturar os bandidos. O comandante em Novo Hamburgo, Capitão Zannini, também em entrevista a Rádio ABC, relatou que o efetivo está todo imbuído na caça aos criminosos. Há suspeita de que os veiculos, um Corolla e um Vectra, tenham sido furtados na noite de ontem.
Créditos: Rodrigo Rodrigues/GES
Todas essas informações foram repassadas no microfone da Rádio ABC 900 AM durante todo o dia, desde às 9h15 da manhã, e assim se seguirão. Então, aconselho a você que quiser informações atualizadas acessar o site radioabc900.com.br ou acompanhar via 900 AM.
A equipe de jornalismo da Rádio ABC fez mais uma vez um belo trabalho, com informações trazidas sempre em primeira mão e, ao mesmo tempo, com muita responsabilidade. Aproveito para parabenizar e agradecer pelo trabalho dos profissionais: Luis Fernando Martins, Rodrigo Giacomet, Stephany Sander, Rodrigo Silva, Cassiano Unser e Diana Mendel. Todos da Rádio ABC tiveram papel fundamental, mas cito esses que estiveram diretamente envolvidos na busca pelas informações e na cobertura jornalística da Rádio ABC.
Agora vou descansar um pouco.....
Volto com temas mais amenos, eu espero, direto de Nova Petrópolis onde passarei a semana no Estúdio de Inverno da Rádio ABC.
Veja fotos e videos no site: jornalnh.com.br
Audios no site: radioabc900.com.br